SOBRE O ESCRITÓRIO
SOBRE O ESCRITÓRIO
O escritório Samantha Becker Arquitetura & Interiores foi criado em março de 2022, com o intuito de realizar serviços de arquitetura e interiores residenciais para pessoas de classe média.
Acreditamos que incentivar pessoas de médio padrão a contratar profissionais e realizar seus sonhos é uma forma de transformar vidas e um pouquinho do mundo. Um dia, esperamos atender também pessoas ainda mais vulneráveis por meio de Projetos Sociais, mas enquanto isso, vamos atingindo os que são possíveis.
Essa vontade surgiu após Samantha realizar seus estágios, onde seu contato principal era com a classe alta. Nesse tempo, ela percebeu que não encontrou a mesma satisfação e felicidade quanto quando realizava serviços para pessoas comuns que sabem valorizar os mínimos detalhes.
Ter realizado seu sonho de se formar arquiteta também ajudou na iniciativa, considerando as dificuldades e probabilidades de conseguir conquistar seus objetivos. Então hoje, sabemos que é possível conquistar o que tanto desejamos, só temos que ter prioridades, paciência e determinação.
Se você também acredita nisso, será um prazer te ter por perto!
NOSSAS CRENÇAS
Acreditamos que é possível transformar vidas por meio da arquitetura.
Que “gente como a gente” também tem direito a ter espaços bonitos e funcionais.
Que cada casa é uma casa.
Que a educação é o caminho e compartilhar conhecimento também transforma.
Que boas experiências trazem felicidade e boas memórias.
Que sua casa deve ser o seu refúgio - o melhor lugar do mundo.
Sonhe, acredite, realize! Acredito que quando queremos muito uma coisa e buscamos por ela, o universo nos ajuda e nosso sonho é realizado.
Que devemos exercer a gratidão.
Que se estiver com medo, vai com medo mesmo, o importante é tentar e começar. Dê o primeiro passo!
Que natureza traz paz.
NOSSOS DIFERENCIAIS
Os principais diferenciais do escritório são a organização, os horários de atendimento, a prática em obras e participação ativa do cliente. E porque consideramos estes itens diferenciais?
ORGANIZAÇÃO
Consideramos a organização um diferencial pois é ela que garante um bom resultado final, com prazos e entregas conforme o combinado.
Foram criados processos para cada tipo de serviço a ser realizado e cada um deles tem registros e etapas que precisam ser cumpridos.
Nós também enviamos e-mails para o cliente ficar ciente sobre onde estamos no projeto e é enviado o progresso semanal por WhatsApp. Dessa forma, o cliente não fica no escuro e ansioso.
ATENDIMENTO FORA DO HORÁRIO COMERCIAL
Nós temos um atendimento fixo de 9h às 18h de segunda à sexta, mas entendemos que muitos cliente por trabalharem em horário comercial - dificultando a participação em reuniões, precisamos ter uma flexibilidade maior.
Pensando nisso, atendemos também à noite entre 18 e 21h e aos sábados entre 9h e 16h.
PRÁTICA EM OBRA
Por um tempo nossa arquiteta fundadora trabalhou como ajudante de pedreiro nas horas vagas, então pôde aprender muito e perceber que muita coisa que colocamos na teoria (projeto), acaba funcionando de forma diferente na prática (obra) e que cada profissional tem sua forma de atuar.
Então tentamos fazer os projetos de forma que todos possam compreender, sendo o mais completo possível para não sair do planejado, mas deixando o profissional que vai executar fazer da forma como ele acha mais viável, pois hoje em dia tudo muda muito rápido, os materiais evoluem e quem trabalha diretamente com determinado serviço, por vezes tem até uma forma mais simples de fazer - desde que não altere o projeto, é claro.
Então as vezes não adianta criar algo mirabolante ou fazer mil detalhes desnecessários, porque acabamos gastando mais tempo e, no final, quem paga é o cliente.
E por ter trabalhado na obra, colocando a mão na massa, percebeu melhor como as coisas são feitas, as etapas e isso se tornou um grande diferencial.
PARTICIPAÇÃO ATIVA DO CLIENTE
E por fim, temos a participação ativa do cliente, que seria a participação nas escolhas e decisões durante todo o processo de criação, ou seja, fazemos tudo por etapas e vamos mostrando o que está sendo feito para vocês poderem ir contribuindo e dizendo se estão de acordo ou não, se querem mudar algo, como desejam mudar...
E vamos guiando essas alterações dentro de questões técnicas, afinal, vocês é que vão morar ali.
Esse é um diferencial, pois muitos arquitetos fazem o briefing (entrevista) e já trazem o resultado praticamente pronto.
Preferimos não fazer dessa forma, pois alguns clientes acabam se sentindo mal em falar que não gostaram de algo ou criam uma grande expectativa e se mostrarmos algo que ele não gosta de início, o que pode acontecer, tanto o cliente quanto o arquiteto acabam se frustrando, né?
Então acreditamos que essa troca é fundamental.
PILARES DO ESCRITÓRIO
ARQUITETA SAMANTHA BECKER
Muito prazer!
Me chamo Samantha Becker dos Santos, tenho 27 anos e sou fundadora, proprietária e arquiteta do escritório, atuando na gestão e coordenação de projetos, planejamento, criação, operação e marketing.
FORMAÇÃO ACADEMICA:
Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Católica de Petrópolis - UCP em 2019, pós-graduanda em Projetos de Arquitetura de Interiores e Prática e Teoria das Cores pela Faculdade Metropolitana (SP). Atuante na área de projetos residenciais e consultorias em arquitetura e interiores. Amante do design biofílico e neuroarquitetura e com conhecimento nas áreas de acústica e luminotécnica aplicadas.
ATUAÇÃO NA ÁREA DE PATRIMÔNIO:
Atuou na área de Patrimônio, conservação e restauro antes do setor residencial, tendo grandes trabalhos em seu currículo como a restauração de pinturas de 2 salas de um dos casarões da cidade de Petrópolis (estagiária: 2016-2017), onde hoje é o atual Hotel Casa Blanca na Rua da Imperatriz; Inventário botânico do patrimônio ambiental do Centro Histórico de Petrópolis pelo grupo de Pesquisa da UCP (2017-2019); Reprodução em desenho auxiliado por computador (CAD) da janela do edifício anexo ao Palácio Itaboraí, para marcação dos vidros originais e novos (2018); Proposta de Revitalização para o Museu Casa do Colono em Petrópolis-RJ, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (2019); Integrante da Equipe de Restauro no Projeto de Revitalização da Catedral Imperial de Petrópolis e Implantação da Galeria de Arte Auto Expositiva - Restauração da Catedral São Pedro de Alcântara (2021-2022); Janela de prospecção estratigráfica em um dos camarões tombados do Valparaíso (2021).
ATUAÇÃO NA ÁREA DE PROJETOS E INTERIORES:
Apesar do currículo de peso na área de patrimônio, a paixão pela arquitetura residencial falou mais alto, dando origem ao escritório Samantha Becker Arquitetura & Interiores. Mas, assim como na área de patrimônio, também há um histórico nesta área que precisa ser destacado.
Estagiária na Movelaria Cristina Chimelli, loja ambientada em casarão localizado na Rua Monsenhor Bacelar, com foco em artigos de decoração e presentes (2018-2019), onde adquiriu experiência com vendas de objetos decorativos e acessórios, decoração de ambientes, arranjos de flores, administração e projetos de interiores; Participação no MasterCasa de Natal, através da Movelaria em 2019; Assistente da arquiteta Cristina Chimelli atuando na área de construção e reformas de arquitetura e interiores, onde realizava trabalhos como cadista (desenho auxiliado por computador), assistente criativa, visita à obras e visita à lojas (2020).
PALESTRAS:
Além destes trabalhos, realizou também palestras na Universidade Católica de Petrópolis em 2017 e 2021 para apresentar seu projeto junto ao grupo de pesquisa e reapresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), respectivamente.
Você pode acessar o TCC - PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO PARA O MUSEU CASA DO COLONO EM PETRÓPOLIS-RJ, em:
PARA CONHECER MAIS SOBRE O ÂMBITO PROFISSIONAL, CURSOS E ESPECIALIZAÇÕES, ACESSE: